Carregando...

BLOG

banner publicacao banner publicacao

RESPONSABILIDADE TÉCNICA: QUEM DEVE REALIZAR A INSPEÇÃO DA OBRA?

          Em uma construção, é necessário existir um profissional responsabilizado pela obra. Porém, antigamente, as prefeituras e os condomínios aceitavam os processos somente com os responsáveis pelos projetos (os arquitetos). Culturalmente, as pessoas não estão habituadas com a exigência do profissional pela obra – que tem sido cada vez maior.

           Por falta de informação, muitos acreditam que o engenheiro responsável pelo cálculo também deve vistoriar a construção; porém, esta situação não é obrigatória, e sim uma possibilidade de contratação de serviços.

           Criar projetos e vistoriar obras são ofícios completamente distintos, com suas responsabilidades específicas. Uma frente de trabalho qualificada, geralmente construtoras ou engenheiros que têm as suas equipes, executam obra e assinam a devida ART (anotação de responsabilidade técnica) dos serviços prestados, assegurando uma construção de maneira civil e criminal.

           Em um projeto bem executado, há diversas vertentes a serem trabalhadas, levando vários meses de execução.  Portanto, recomenda-se sempre a contratação de uma equipe que já forneça a ART de obra. Caso os profissionais contratados não ofereçam este documento, se torna necessário um vistoriador para garantir o trabalho do construtor.

           Nós trabalhamos com parceiros especialistas em soluções estratégicas e inteligentes, independente do perfil da obra. Consideramos a importância do imóvel não somente como um patrimônio, mas também como um lar, onde a harmonia deve existir desde a planta, até a residência pronta.

Compartilhe:
Comente:

VEJA TAMBÉM